Os Projetos
Reflorestamento
Conscientização
Buscamos preservar e multiplicar o que resta da Mata Atlântica através do reflorestamento de áreas desmatadas e da arborização urbana. Com as árvores, trazemos qualidade de vida, equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável. Queremos o verde de volta.
Acreditamos nas novas gerações. Elas cuidarão do que seus predecessores não cuidaram. Por isso, gostamos de interagir diretamente com os jovens, realizando trabalhos de conscientização nas escolas e nas ruas. Desenvolvemos projetos educacionais com o intuito de gerar impacto, ensinando como cuidar do planeta.
Distribuição de Sementes
Durante o verão, os voluntários do Canto Vivo realizam a coleta de diversas sementes pelas trilhas da mata sergipana. Grande parte dessas sementes são usadas na produção de mudas enquanto a outra é distribuída para a população e organizações. Milhares de sementes são doadas por ano. Assim, plantamos não somente árvores como também mudanças.
Inclusão Verde
A inclusão social é um agente de mudança ecológica. Se o potencial da força de trabalho excluída é combinado a cuidados com o meio ambiente, ele trará grandes resultados, produzindo a baixo custo, reduzindo problemas sociais e ambientais, gerando recursos e oportunidades.
Reutilização e reciclagem
O consumo excessivo e a consequente produção de lixo geram um grande impacto ambiental. Para reduzi-lo, coletamos material reciclável que pode ser reutilizado de diversas formas. Nossos reciclados são vendidos na Ecoloja a fim de angariar recursos para novos projetos ambientais. Além disso, desenvolvemos oficinas de reciclagem, mostrando às pessoas como dar uma nova vida ao que parece inutilizável.
Estamos mudando o mundo
Reflorestamento da Serra de São José
A serra de São José, localizada próximo à cidade sergipana de Campo do Brito, sofreu uma queimada há 10 anos. Desde então, a natureza do local ficou incapacitada de se recuperar por conta própria.
Em parceria com o programa federal Pró-Jovem Cidadão e o grupo Zons, fizemos o reflorestamento da área. A recuperação da Serra de São José trará muitos benefícios não somente à fauna e flora local como também à cidade de Campo do Brito e seus cidadãos, atraindo turistas e oferecendo maiores possibilidades de trabalho dentro do ramo turístico e hoteleiro.
Após 10 anos de ações anuais de reflorestamento, a vegetação da Serra de São José pôde ser resgatada. Hoje, o trabalho continua para sua manutenção e preservação. Mais do que a recuperação da área, o projeto tem como objetivo o ensino do processo de reflorestamento aos jovens.
Uma Floresta na Cidade
Dia da Árvore
Há 3 anos, realizamos distribuição de sementes no Dia da Árvore, 21 de setembro. O objetivo é dar à população condições de contribuir com a arborização de suas cidades e conscientizar as pessoas acerca dos benefícios trazidos por um espaço público repleto de árvores.
Em 2014, foram distribuídas 70.000 sementes em 7 cidades: Aracaju, Estância, Propriá, Itabaiana, Salvador, Maceió e Recife. As espécies de sementes oferecidas são resistentes ao meio urbano e podem ser facilmente plantadas, como urucum, aroeira vermelha, falso pau-brasil e ipê amarelo de jardim.
Dessa forma, pretendemos trazer uma floresta para as cidades.
Reutilização e reciclagem
Muitas pessoas não sabem como reciclar ou acreditam que seja algo complicado de fazer. Queremos mudar isso, mostrar às pessoas a viabilidade e aplicabilidade da reciclagem no nosso dia-a-dia. Por isso, ministramos oficinas de reutilização de materiais, ensinando a fazer algo novo de um produto velho.
Oferecemos 4 tipos de oficinas:
- Como fazer mini-hortas com garrafas PET
- Reutilização de cds e dvds para porta-copos
- Como criar bolsas e porta-moedas com caixas de leite e suco
- Criação de produtos de decoração a partir de material reciclável